COVID-19 | Bate-papo on-line:


COMO AVALIAR ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA?



A crise do coronavírus e o consequente distanciamento social ainda não tem previsão de término. Enquanto isso, um grupo de escolas está voltando das férias antecipadas de abril e precisa se adaptar às aulas a distância; já outras instituições continuam neste processo de transformar o que era presencial em digital.


Independente da situação atual, todas as escolas enfrentam o desafio de entender como avaliar seus estudantes durante esse período. Como a avaliação faz parte do processo de ensino e aprendizagem e não deve ser um fim em si mesma, a questão é identificar quais são as possibilidades e alternativas para continuar essas atividades sem prejuízos para estudantes, docentes e para a escola.


Neste bate-papo, conversamos sobre este tema e dar dicas de como continuar com as avaliações somativas e formativas até o retorno à normalidade.


Inscreva-se para assistir

ao bate-papo on-line:

Ao clicar em enviar, aceito receber e-mails do geekie.com.br

O que você vai aprender neste bate-papo?

Avaliação de participação: formas de comprovar presença nos encontros on-line e realização de atividades em momentos assíncronos;

Avaliação de desenvolvimento: como verificar a evolução do aprendizado de estudantes;

Avaliação de resultados: dicas de formatos para gerar informações sobre os objetivos de aprendizagem alcançados no período.


Quem fala:

Camila Karino

Diretora pedagógica | Geekie

Psicóloga, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora pela mesma universidade com estágio na Universidade de New Brunswick, Canadá, quando estudou sobre “Igualdade, equidade e eficácia do sistema educacional brasileiro”. Entre 2010 e 2014, foi coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo responsável pelas principais avaliações da educação básica, tal como o Enem. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do programa de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB.

A quem se destina?

Mantenedores(as) que estão adaptando as atividades pedagógicas de sua(s) escola(s) para as aulas a distância;

Gestores(as) que precisam entender as possibilidades de avaliação e comprovação dessas atividades durante o período de distanciamento social;

Coordenadores(as) que enfrentam o desafio de orientar o corpo docente sobre como conduzir avaliações de participação, desempenho e resultados.

INSCREVA-SE PARA ASSISTIR